[Resenha] Para onde ela foi, de Gayle Forman @Novo Conceito

Título: Para onde ela foi
Autor: Gayle Forman
Lançamento: 2013
Páginas: 240
Gênero: Romance / Literatura Estrangeira
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.
É engraçado fazer uma resenha de um livro que é a continuação de outro no qual você não leu, mas quando encontrei Para Onde Ela Foi na livraria, me chamou mais atenção o fato de ser uma continuação de Se Eu Ficar, até porque já havia visto o filme e não podia imaginar que acabava daquela maneira, então resolvi comprar porque minha curiosidade é maior que meu bom senso.

O fato de ser o Adam quem narra a história dessa vez é legal porque a gente vê um pouco do lado dele e sabe melhor o que realmente aconteceu com ele enquanto a Mia estava em coma. O que me chama a atenção também nesse livro é o fato dele ser narrado por um homem pois são poucos livros onde isso acontece e, como são poucas vezes que acontece, o livro sempre se torna mais interessante. Quem não quer saber como um homem pensa,  né?

Bem, como sabemos (ou para quem não sabe), Mia sofreu um acidente de carro que acabou resultando na morte de toda a sua família. Ela foi a única que sobreviveu mas acabou ficando em coma e está lutando pela sua vida. Em Se Eu Ficar, ela tem que decidir se quer viver ou não e acaba vendo vários fatores externos de sua vida que a farão escolher sua melhor opção. Aparentemente, todos os amigos e familiares querem que ela continue vivendo, incluindo o avô (que me fez chorar "lindamente" com o seu pedido para que ela fique). Mas o que fez Mia realmente ficar foi Adam. O amor deles era tão forte que fez a Mia voltar do coma e subsequente à vida.


Todos pensavam que após ela voltar do coma, os dois enfim teriam seu final feliz. Porém nem tudo é um mar de rosas nesse segundo volume e mesmo depois de ter passado por tudo isso, por razões desconhecidas Mia "desaparece" da vida de Adam, fazendo-o ficar desolado. E já se passaram três anos após isso. A banda dele, que teve bastante destaque no primeiro livro, está fazendo muito sucesso e Mia também como violoncelista pelo mundo a fora. O caminho deles parece sempre se desencontrar e tem tempo que ele não tem notícias dela. Adam também seguiu em frente e está com uma nova namorada. Mas mesmo que o tempo passe, o amor que ele sente por Mia sempre irá fluir e ultrapassar todas as barreiras que ele coloca em seu coração e é em um encontro do acaso que os dois se reencontram e tudo o que Adam não quer é perdê-la novamente.
“Amor não existe aqui. Como é possível que uma fruta simplesmente deixe de existir de uma costa para a outra? Como é possível que um namorado deixe de existir de um dia para o outro? - Não sei dizer.”
Ao longo do livro, várias coisas acontecem com ambos, e Mia continua renegando o amor de Adam. Porém, vou parar por aqui senão irei revelar toda a história já que ela não muda muito durante a leitura do livro. A questão é: será que Mia vai voltar com Adam? Você precisa ler para saber a resposta! O livro é calminho, simples e muito fácil de ler e flui de maneira graciosa. Não tem palavras difíceis de entender ou algo semelhante. Ficou uma bela continuação de Se Eu Ficar e espero que também tenham uma bela adaptação no cinema.



6 comentários

  1. Oláá! Já li o primeiro livro dessa série, mas não tive oportunidade de ler a continuação. Amo de paixão essa autora, então sou meio suspeita para falar. Realmente fiquei interessada em saber mais o que acontece e eu super adoro pontos de vistas de homens nos romances *-* Sua resenha está ótima, adorei!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! O livro é encantador, vale a pena ler. Ainda mais porque a Mia e o Adam são um casal sensacional!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, tudo bem?
    Seu blog é lindo demais parabéns.... eu achei ele super fofo.
    Bom depois que assisti o filme e chorar horrores, terminei desistindo de ler os livros... mesmo eles sendo fininhos, o meu interesse se foi e eu torço para que seja feita a adaptação de Para Onde Ela Foi... eu gostei muito do Adam... sempre vejo elogios dele... é bem difícil achar livros em que o narrador seja homem né.... sua resenha ficou ótima... Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di, fico muito feliz que tenha gostado da resenha. Eu também chorei muito com o filme e acho que foi por isso que o livro não me impressionou tanto assim como eu gostaria. Acho que o filme será melhor!
      Beijos

      Excluir
  4. Oiii Miriã

    Acabei de conhecer o seu blog, indicação das Leitoras Vorazes. Lindo o teu cantinho, amo blog com essas cores suaves, e seus posts são excelentes.
    Vou ser honesta pra ti, Gayle Forman não é uma das autoras que mais me chama a atenção, já ouvi muitas críticas negativas dos livros dela, e não sei, por enquanto nao me chama muito a atenção.

    Beijokas

    Ótima resenha

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alice! Eu também já tentei ler algo diferente dela além desse livro mas a narrativa dela não é tão impactante assim e mesmo que muitos gostem dela, continuo não achando ela "tudo isso"
      Beijos,

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤