[Resenha "Desafio Literário 2016"] Tantã, de Marie-Aude Murail @Edições SM

Título: Tantã
Autor: Marie-Aude Murail
Lançamento: 2009
Páginas: 208
Gênero: Literatura Infanto-Juvenil
Editora: Edições SM
Sinopse: Órfãos de mãe, Kleber e Tantã foram esquecidos pelo pai, que internara o filho deficiente num hospício, onde passou maus bocados até ser resgatado pelo irmão mais novo. Novamente juntos, Tantã e Kleber vão morar em Paris, numa república estudantil. A partir de então, Kleber tem de se dividir para cuidar dos estudos, dos amores e sobretudo de Tantã, cuja socialização representa um desafio e tanto. Contando, porém, com a ajuda dos companheiros de república e de Zahra (uma colega de classe apaixonada pelo garoto), ele fará de tudo para ficar com o irmão, opondo-se às recomendações do pai e da assistente social. 

Não se deixe enganar pela capa desse livro! Apesar dela não chamar atenção de nenhuma forma, garanto que esse livro nos traz grande aprendizados e uma boas dose de risos. Eu enrolei uma semana inteira para ler o livro, mas depois que comecei, fiz questão de terminar em apenas 4 horas. Eu amei! O fato do livro falar sobre um deficiente mental não me chamava muito atenção, imaginei que o livro seria denso e com muito drama, mas depois de tanto ouvir minha irmã falar a respeito, resolvi arriscar e sair da zona de conforto, e acabei me apaixonando porque apesar do enredo, o livro é muito leve e tem partes hilárias.

Barnabé, mais conhecido por Tantã, tem 22 anos e possui uma deficiência, que faz com que sua mente seja a de um garotinho de 3 anos. Kleber é seu irmão e com apenas 17 anos, "salva" Tantã de uma das piores clínicas médicas e resolve trazer ele para morar consigo. Apesar de não ser nada fácil, já que seu pai quer que ele volte para a clínica, Kleber arrisca e resolve se candidatar para ele e o irmão morarem em uma república, afim de conseguir terminar o ensino médio e ingressar em uma boa faculdade.


Mas nada é tão simples. Tantã sempre se mete em mil confusões e vive colocando a culpa em seu coelho de pelúcia, o Seu Lolô, que para ele é um coelho de verdade. É importante deixar claro que em algumas partes do livro, vemos que o coelho tem diálogos com Tantã, já que ele acredita que o coelho realmente fala e existe, por isso, apesar de ter me confundido um pouco no começo, ficou claro a intenção da autora de mostrar o que se passa na cabeça de Tantã. Kleber tem dificuldades de entender Tantã e ás vezes mostra sua fúria, xingando o rapaz. Vemos aqui um personagem cansado da responsabilidade imensa que é cuidar de uma pessoa deficiente, seja física ou mental.

Quando eles chegam a república, não são aceitos da melhor forma, mas conseguem ficar e outros personagens entram em cena. Conhecemos Ária, a única mulher do grupo e seu namorado Emmanuel, ambos são estudantes de medicina. Seu irmão Corentin e temos o amigo dele Enzo, que é apaixonado por Ária. Eles tentam se adaptar ao irmão deficiente de Kleber, e mesmo que não admitam, acabam se acostumando a ter Tantã por perto. Além de ter alguns probleminhas com Tantã na república e se não bastasse seu pai tentar arranjar qualquer motivo para Tantã voltar a clínica, Kleber se verá em meio a um triângulo amoroso, onde terá que decidir de quem realmente gosta.


Eu me emocionei muito com o livro, porque apesar de não ser uma leitura pesada, sofri com Tantã e com sua falta de capacidade de entender algumas coisas tão simples para nós. Me compadeci de sua situação e desejei muito que ele tivesse um final feliz, afinal, todos merecem. Alguns personagens foram importantíssimos para a melhora de Tantã e a adaptação dele a um novo lar, com novos amigos. A autora soube mesclar o humor e as partes séries tão bem que apesar de você ficar rindo das inúmeras enrascadas que Tantã faz, você também reflete muito sobre o problema dele. Além disso, ela não deu ponto sem nó. O final foi lindo, e apesar de não ter acontecido nada de outro mundo, acredito que foi digno desse livro. Amei cada segundo! 

O livro tem uma ótima diagramação, sem nenhum errinho. Cada capítulo começa com uma frase sobre o que seu Lolô faz ou faria em certa situação, abrindo espaço para o capítulo. O livro com certeza é para todas as pessoas que precisam entender mais sobre pessoas diferentes e que precisam deixar seu preconceito de lado. Tantã me trouxe diversos aprendizados, e garanto que se ler o livro, também te trará.



Minha evolução do desafio:

13 comentários

  1. Olá, Miriã!
    A capa não chama muito atenção, mas a sinopse já me ganhou! O livro parece ser muito interessante e cheio de lições. Com certeza lerei ainda mais depois dessa sua ótima resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro tem mais potencial do que a capa, você vai adorar! Beijão, boa leitura!

      Excluir
  2. Oiii,
    Eu não conhecia o livro e nem a editora, primeiro parabéns por estar cumprindo o desafio, gostei bastante da sua resenha, só que não é um gênero que me chame mais a atenção em absolutamente nada, mas irei indicar a algumas pessoas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa que livro. Estou emocionada só com a resenha, imagina com o livro. Acho que nós somos muito incompreensíveis e não sabemos aceitar o diferente sem antes fazer um julgamento sobre. Espero poder ler este livro é assim como voc, dar uma chance a uma nova visão. - Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro realmente emocionante pela leveza das coisas. Acredito que a autora queira nos mostrar que apesar de termos limitações e problemas, podemos viver normalmente com isso e até rir de nossos defeitos.
      Beijão

      Excluir
  4. Realmente, a capa não me chamou a atenção, mas depois de ler sua resenha percebi que tem muito maois a oferecer. Deve mesmo ser bem emocionante e você me convenceu a querer procurar mais informações para fazer essa leitura. Obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Eu fiquei intrigada como o livro por ser assim tão leve. Geralmente livros com deficiências são bem mas dramáticos mesmo, porém gostei de saber que esse livro tem essa LEVEZA. Eu gostei da maneira como você tirou as fotos e citou como os personagens são. Parabéns, tua resenha ficou de fácil entendimento!

    http://oxenteleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, como vai?
    Não conhecia o livro. Gostei também muito da sua resenha, e a sinopse muito interessante! Infanto-juvenil geralmente livros divertidos ou trazem alguns ensinamentos, por isso sempre vale a pena a leitura. Eu me interesso, embora, não para o presente momento. Meus parabéns por estar cumprindo o desafio literário! Obrigada pela dica!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi!
    Amei a resenha, eu não conhecia o livro mas fiquei completamente fascinado pela história. Deve ser realmente fantástico acompanhar uma história tão complexa quanto essa.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá
    acho muito legal participar desses desafios, eu não participei de nenhum pois estou tão sem tempo que sei que não cumpriria nem metade mas adorei ver por aqui a resenha desse livro

    Beijos[
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Miriã
    Nossa, realmente olhando pela capa o livro talvez não pareça tão atrativo, mas isso é para vermos como nos enganamos não é?
    Adorei conhecer esse livro e acho que iria gostar tanto quanto você. Ele realmente parece bem emocionante e gostei de saber que foi muito bem trabalhado em todas as questões.
    Fiquei curiosa, amei a dica.

    ResponderExcluir
  10. Olá Miriã, eu não conhecia o livro, mas pelos seus comentários parece ser bem legal, acho que ainda não li nenhum livro com um personagem principal com alguma deficiência mental e só por isso fiquei empolgada com ele.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu não conhecia o livro, mas fiquei muito interessada pela obra. Adoro quando são apresentados livros novos com temáticas incríveis. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤