[Resenha] Sangue de Lobo, de Rosana Rios e Helena Gomes @Farol Literário

  • 16:32
  • 04 setembro 2016
  • Título: Sangue de Lobo
    Autor: Rosana Rios e Helena Gomes
    Lançamento: 2010
    Páginas: 520
    Gênero: Aventura
    Editora: Farol Literário
    Classificação: 
    Sinopse: Em 'Sangue de Lobo', um antigo original de um livro que conta uma história de mistério e morte jaz esquecido num pequeno museu em um restaurante no sul de Minas Gerais. Duas jovens, Ana Cristina e Cristiana, em viagem com a família de Ana, encontram-no e leem a história. Elas ficam assustadas, pois o enredo do livro retrata exatamente o jogo de RPG que elas criaram com amigos em São Paulo. E o mais curioso - a história se passa na cidade onde vão passar as férias. Foi lá que ocorreram crimes em série no início do século XX. E, no mesmo local, 100 anos depois, volta a acontecer uma sequência sinistra de mortes - oito macabras bonecas de porcelana parecem corresponder às vítimas de um insano assassino serial. As histórias do presente e do passado se misturam a partir do lobisomem Hector, um jovem inglês do passado que luta contra a maldição da Lua Cheia. 
    A primeira vez que olhei esse livro, não me importei de fato com o que realmente falaria, qual seria sua história e confesso que não estava com muito ânimo para ler. Imagine a minha felicidade ao constatar que o enredo havia me pegado de jeito e me deixado sem palavras? Se fosse para fazer um ranking dos meus livros favoritos, este estaria no topo. Melhor ainda sendo nacional!

    Hector, nasceu em Londres e quando criança foi mordido pela mãe que acabou tornando-o um lobisomem. Sabendo que no Brasil poderia encontrar meios de tirar o fator X de seu sangue e enfim parar a mutação, ele viaja para a cidade de Passa Quatro, em Minas. O sangue de lobo também faz com que ele não envelheça, por isso mesmo passando muito tempo, Hector ainda tem a aparência de quando tinha 23 anos, e isso faz com que ele adote o nome de Daniel.
    Assim que chega aqui, mortes misteriosas começam a acontecer dando um fim surpreendente aos corpos que são encontrados. Daniel acaba se envolvendo com a história e o caso enfim é encerrado. Passa-se um século após esse ocorrido e paralelo a isso, duas adolescentes vindas do Rio de Janeiro passar férias em Passa Quatro acabam encontrando um livro onde a história das mortes misteriosas são relatadas. Ana Cristina e Cristina, duas amigas inseparáveis, são assombradas pelo enredo do livro, mas juntas resolvem ler tudo o que está escrito ali, acreditando se passar de uma lenda.

    O problema central é que algumas pessoas começam a morrer misteriosamente desde que as meninas chegaram e seus corpos foram encontrados da mesma forma que um século atrás, com a cabeça raspada e um véu cobrindo-as. As meninas ficam assustadas com a coincidência dos fatos, e é quando Daniel acaba entrando outra vez nesta história afim de impedir que mais alguém morra.
    Ana Cristina é a filha rica de um advogado famoso e por ter tido tudo o que sempre quis, ela pode ser considerada fútil e imatura no livro, mas no meu caso, não vi nada em Ana Cristina que a fizesse parecer assim. Ela, apesar dar tenra idade de 17 anos, é uma boa amiga, mesmo errando em alguns momentos, e se preocupa muito com aqueles que gosta. Além de ser curiosa e esperta, ela fará de tudo para tentar ajudar Daniel neste mistério, mesmo que ele não queira.

    Cristina é a filha da empregada que trabalha na casa de Ana Cristina e é a melhor amiga dela. Por ser pobre ás vezes se sente inferior a amiga mas isso não atrapalha em nada a amizade que as duas aos poucos fortalecem cada vez mais. Outros personagens são importantíssimos para o desenrolar da história mas como são tantos, suas identidades e personalidades não serão relatadas.
    Ana Cristina acaba se apaixonando por Daniel, mas tudo o que ele não quer é uma menina mimada e nova atrás dele, e quando ambos se encontram, ele sempre a despreza e a trata mal, deixando claro que não a quer perto dele. Claro que Ana fica contrariada e magoada com as ofensas, mas nada disso tira sua determinação de tentar desvendar os mistérios que Passa Quatro carrega e até mesmo os que Daniel esconde.

    Em meio a isso, temos também o fato de Daniel ser um lobisomem e isso o aproxima cada vez mais de Ana, já que ela pode ajudá-lo a fazer o ritual para que sua maldição acabe, mas será que esses assassinatos não a matarão antes? Sangue de Lobo traz uma irresistível história cheia de mistério, suspense e lendas urbanas. Somos levados a este mundo e a cada página, encontramos uma reviravolta para o enredo, deixando nossas mentes fascinadas e confusas, tentando entender quem está por detrás de tudo.

    A narrativa é feita em terceira pessoa sob o ponto de vista de diversos personagens, cada um podendo ser o tal assassino. A capa e a diagramação estão impecáveis e simples, mas que dão um ar sombrio e ao mesmo tempo cativante ao livro. Se você gosta de enredos com suspense que são bem retratadas, trate de ler esse livro, perca-se nas páginas e na história rica e cheia de encantos.



    Comentário(s)
    6 Comentário(s)

    Oi Miriã,

    Eu atualmente tenho voltado a ler sobrenaturais, não conheço nada das autoras, mas geralmente nossos gostos são parecidos, então confio no seu bom gosto <3 Dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    Beatriz 4.9.16

    O enredo parece bem legal, já fiquei curiosa pra saber os assassinatos e como o Daniel/Hector se envolve nisso tudo.

    Beijos!
    Vestindo o Tédio

    Oi, Mi. Pode anotar a dica que esse livro é uma delícia. Você vai amar!

    Oi! O assassino é alguém que você jamais iria imaginar. Se caso for ler, espero que se divirta!
    Beijo

    Oi!!

    Nossa eu ainda não tinha encontrado um livro sobre lobisomens que se passasse aqui no país.
    Achei bem legal a narrativa e mesmo não sendo meu gênero favorito, acho que eu leria sim!

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    Oi, Rai. Eu também não curto muito o gênero não, peguei sem querer nada e acabei adorando. Vai que com você é assim também.
    Beijo!

    Tecnologia do Blogger.