[Resenha] O garoto do cachecol vermelho, de Ana Beatriz Brandão @Verus

Título: O garoto do cachecol vermelho
Autor: Ana Paula Brandão
Lançamento: 2016
Páginas: 294
Gênero: Ficção / Jovem Adulto
Editora: Verus
Sinopse: Uma história comovente, recheada de drama, suspense e romance
Melissa é uma garota linda, rica e mimada, que sempre consegue o que quer e tem todos na palma da mão. Ela acredita que a carreira de bailarina é a única coisa que realmente importa, porém suas certezas são abaladas quando faz uma aposta com um garoto misterioso, que parece ter como objetivo virar sua vida de cabeça para baixo. De repente, Melissa se vê dividida entre dois caminhos: realizar seu maior sonho, pelo qual batalhou a vida inteira, ou viver um grande amor. Mas, não importa aonde ela vá, todas as direções apontam para o garoto do cachecol vermelho... Com esta história intensa e apaixonante, Ana Beatriz Brandão vai emocionar e surpreender o leitor, provando que é uma jovem autora que tem muito a dizer.
Melissa é uma jovem bailarina que aspira conseguir uma vaga na famosa escola de artes Julliard. Para isso, ela treina todo dia com afinco. Devido a morte do pai antes dela nascer, sua mãe acabou se dedicando 100% ao trabalho, tornando-se ausente na vida da filha, por isso sua relação com ela não é a das melhores. Somando se ao fato de que Melissa é uma menina extremamente mimada, preconceituosa, que vive de festas em festas se embebedando, ela não é a melhor pessoa do mundo. Em uma das festas, ela viu um garoto pintando alguma coisa na calçada. Como já estava alterada, ela o xingou de vândalo e claro, arruinou o trabalho desse garoto. Ele pouco se afetou pelo acesso de raiva de Melissa, o que a deixou mais indignada ainda, mas tudo o que ela conseguiu captar da aparência dele foram seus incríveis olhos azuis e o gigante cachecol vermelho que ele usava.

Voltando as aulas da faculdade, Mel acaba se deparando com o mesmo garoto e descobre que Daniel é seu nome e que ele seria o filho da reitora. O encontro dos dois não é nada amistoso (por parte de Mel), mas Daniel não deixa barato e não desiste fácil. Depois de tanto tentar domá-la. eles fazem um acordo onde Dani teria que mudar a vida de Melissa em dois meses. Ela não acredita que isso possa acontecer, mas quer ver até onde Daniel iria por ela.

Juntos embarcam em diversas situações que deixam Melissa fora da zona de conforto, e assim acaba nascendo uma amizade estranha entre eles. Mas com essa amizade, outros sentimentos irão se fazer presente na vida desses dois. Será que Melissa irá realmente mudar e acabar desistindo de seu grande sonho para ficar com Daniel?
Melissa desde o princípio foi uma personagem muito difícil de engolir. Os defeitos dela eram gritantes e me deixavam extremamente chateada, ás vezes ao ponto deu não conseguir continuar a leitura e acabar abandonando o livro algumas vezes. Daniel é o completo oposto dela. Carinhoso, gentil e educado, ele tem um talento nato para a música e promete virar a cabeça de Mel de ponta a baixo.

É meio difícil de acreditar que ela tenha mudado em pouco tempo, mas acabou acontecendo e eu realmente acredito que o ser humano possa ser capaz disso. Quantas pessoas eu já vi mudarem somente por terem começado um namoro? Pois é. Com Melissa acontece o mesmo, mas algumas de suas características ainda continuam sendo marcantes e claro, impossíveis de gostar. Juro que só fui me simpatizar com ela no meio do livro, e olha que não foi por falta de tentar.

Daniel é aquele tipo de pessoa que você ama desde a primeira vez que vê. Claro que ele ficou um personagem bem estereotipado, daqueles que não faz nada de ruim e blá blá blá, mas eu gostei bastante das cenas dele, porque davam um toque leve a trama e fazia as chatices de Melissa quase valerem a pena de serem lidas. Uma pessoa perfeitinha assim, com certeza, deveria ter um problema e foi justamente por isso que a 'surpresa' para o final acabou me passando despercebida. Porém, em contraposição, eu fiquei bastante feliz em não ter suspeitado o óbvio e a autora ter feito tudo de uma forma diferente.

O livro por si só é um amor. Ele fala de tudo um pouquinho: abuso sexual, violência doméstica, machismo, preconceito entre outras coisas. Tem partes completamente tocantes e eu confesso que chorei bastante quando o terminei, mas falando sério, a personalidade da Mel no começo do livro me enojou bastante e por isso eu acabei dando apenas quatro estrelas para ele. Se você gosta de livros que dão lições de moral e agregam algo, O garoto do cachecol vermelho é o livro certo para você.

15 comentários

  1. Oi Miriã!! Eu não tinha ideia de que a protagonista era assim!Mas é um livro que desde o lançamento eu fiquei com vontade de conferir! Tem temas bem interessantes! Lindas as fotos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi. Juro para você que eu não sabia que a menina tinha esse q tão chato na história, mas no final até que acabei gostando dela. Espero que você leia!

      Excluir
  2. Resenha maraaaa!
    Bom, já tinha ouvido falar sobre esse livro e estava mega curiosa em relação a ele, e agora minha curiosidade só aumentou, já que você falou que a história retrata vários assuntos sérios também. Adorei!

    Beijos <3
    Blog Mente Viajante

    ResponderExcluir
  3. Já é a terceira resenha desse livro e só me confirma ainda mais que eu preciso ler urgentemente, acho ele tão fofo e essa capa me encantou <3 adorei sua resenha, muito bem escrita!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian. Eu também amei a capa do livro, ela é completamente encantadora! Leia, garanto que você irá adorar o livro.

      Excluir
  4. Oi, Miriã!
    Me conhecendo bem, sei que a leitura vai ser ruim por causa da Melissa.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção Seis Anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu. Acho que assim como foi para mim, gostar da personagem principal será bem difícil, infelizmente.
      Beijo!

      Excluir
  5. Oi, flor!
    Que post lindo.
    Esse livro tá na minha lista <3
    Amo livros que acrescentam alguma coisa, que bom que você gostou.
    Amei suas fotos!

    Bom final de semana
    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thay, obrigada! Espero que realmente você goste do livro, ele é completamente lindo!

      Excluir
  6. Oiii Miriã

    Eu gosto de livros que debatem varios temas, sempre que não se percam no meio do caminho né.. Mas esse livro não me chama muito a atenção justamente por conta da protagonista que me disseram que é meio dificil de tragar. eu tenho uma coisa com protagonistas que... nossa, sou dificil de agradar e de gostar de um, então por agora evito esses livros que alguém ja me avisou que a protagonista pode ser meio... chatinha...rsrs.
    A capa desse livro tá linda.
    Aliás, seu novo layout que está lindo também, combinou muito com o nome do blog a fadinha ai em cima...

    Bjs

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice. Sei exatamente o que você quer dizer haha sempre vejo uma resenha sua falando da protagonista. A capa é realmente maravilhosa, mas ás vezes sofrer com uma personagem chata não vale tanto a pena ter a capa na estante.
      Obrigada mais uma vez, eu que fiz!

      Excluir
  7. Caramba! Ela se chama Melissa <3 minha chara hahaha vou fazer o possível pra ler!!! A lista ta grande haha
    Beijos ❤
    JP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mel. Exatamente! Mas espero que você seja mais ela, porque Meu Deus!

      Excluir
  8. Odeio livros que os protagonistas são indigestíveis, como parece ser o caso dessa Melissa. Adorei sua resenha, apesar de achar que esse livro não é muito do tipo que anda me atraindo! Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bea. Ás vezes ela foi realmente difícil de engolir e isso para algumas pessoas é completamente impossível na leitura do livro, mas eu confesso que no fim até gostei. Tente ler depois.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤