Adaptação vs. Livro

  • 10:55
  • 23 janeiro 2017
  • É muito fácil falar mal de um filme se você já leu o livro antes, e claro, gostou mais do exemplar escrito. Dito isso, é notável que poucas obras realmente conseguem ser fieis ao que o livro quer expressar. Harry Potter foi um sucesso de bilheteria e mesmo assim, quase 2/3 da obra foi cortada para que duas horas e meia de filme dessem para retratar tudo aquilo que o livro possui. Eu não sou perita no assunto nem nada do tipo, até porque a maioria dos filmes que assisti, fui descobrir tratarem-se de adaptações somente depois, mas como eu sempre vejo alguém falando sobre o quanto os livros foram melhores que os filmes, resolvi inverter e trazer quatro filmes que eu acredito terem sido melhores que os livros. Será que vocês conseguem acertar quais seriam?

    As vantagens de ser invisível é um livro maravilhoso, que mostra de maneira tocante os sentimentos e emoções de Charlie, um adolescente marcado pelo suicídio do melhor amigo. Através das páginas, Charlie escreve para "um amigo" tudo aquilo que está acontecendo em sua vida, suas primeiras descobertas, seu primeiro amor e seus novos amigos. O filme retrata tudo isso, mas de uma maneira mais leve. Eu achei o livro um pouco confuso porque muitas vezes o Charlie me pareceu um garotinho de sete anos narrando sua história e não um adolescente, além da história ter uma carga de melancolia a mais. Além do filme ser mais leve, ele transpassa melhor a insegurança e a tristeza que Charlie carrega após a morte de seu amigo. Um filme lindo, que vocês precisam muito conhecer!

    O lado bom da vida foi um filme que foi melhor representado do que escrito. Além de tudo ficar confuso no início da narrativa porque não sabemos bem o que aconteceu com Pat para ele estar internado em um hospital psiquiátrico, muitas vezes senti que o protagonista parecia um cara deficiente, já que ele agia como uma criança que estava começando a aprender algumas coisas em certos momentos da narrativa. Isso foi muito negativo para mim porque metade do tempo durante a leitura eu não o levei a sério. O legal do filme é que eles cortaram algumas partes bem maçantes da história, deixando o filme mais corrido e prático e bem mais animador para quem assistia.

    Outro filme que ficou muito melhor que sua versão original escrita foi Simplesmente Acontece. O que eu mais gostei do filme foi que a passagem do tempo foi diminuída. Deixa eu explicar melhor. Enquanto no livro Rosie e Alex levam quase 30 anos para ficarem juntos, no filme temos as atuações de dois atores jovens que mostram que não passou tanto tempo assim, dando o filme o ar de comédia romântica. Além disso, algumas mudanças no enredo deixaram a história bem mais fluída do que no livro, e convenhamos, ver uma história baseada em cartas e mensagens de SMS ser adaptada nas telinhas é muito melhor!

    E por último temos Um Dia, uma obra linda escrita por David Nicholls. Depois que li o livro, fui correndo assistir o filme (que demorou horas para eu encontrar) e não poderia ter ficado mais maravilhada com a adaptação. Além de cortarem partes maçantes da vida separados de ambos os personagens, a atuação dos protagonistas foi maravilhosa, você conseguia ver de longe que Dexter e Emma tinha aquela química.  Sendo assim, o filme ainda nos deixa abalados com o final que parte o coração de quem assiste. Se você ainda não conhece essa história, não sabe o que está perdendo.

    ***Bônus (Uma adaptação não tão boa assim)
    E mesmo falando que eu não ia postar nada sobre livros que são infinitamente melhores que os filmes, eu não resisti e vim comentar sobre o quanto eu detestei a adaptação de Academia de Vampiros.
    Se eu fosse resumir esse filme em duas palavras, eu diria SEM SAL. O filme inteiro é a representação sem graça de todos os acontecimentos dos livros. Se não bastasse isso, todos os atores são ruins, não dão aquele BUM! de atuação no enredo (like Fallen que também foi um lixo, ops). O único que eu posso salvar daqui com certeza foi Dimitri que foi igualzinho ao que está no livro, fora isso, o filme nem merece ser chamado de adaptação. Mesmo assim, há muitas pessoas que gostaram, então eu respeito vossas opiniões.

    Agora sim eu parei! Se você conhece algum desses filmes ou já assistiu alguns deles e quer deixar sua opinião aqui, fique à vontade. Agora me digam: qual adaptação foi melhor que o livro para você?

    Comentário(s)
    15 Comentário(s)

    Nossa, sinceramente eu detesto o filme de Um Dia, nunca consegui terminar de ver, sempre me da sono ou fico entediada, e olha que tentei. Quanto aos outros. Eu gosto de livro de As Vantagens de se invisível, justamente pela carga emocional mais pesada dele. Também vi Vampire Academy e gostei, não é uma maravilha, mas provavelmente o fato de eu ter visto quando tava puta da vida com o fim do livro 3 deve ter contribuído e tal.
    Anyway, nesse sentido inverso de adaptações melhores que livros eu acho que Vampire Diaries é sem duvida minha favorita. Gente, só de lembrar da personalidade da songamonga da Elena no livro da vontade de dar uns tapas naquela criatura (não que ela seja muito melhor na serie mas pelo menos fica mais dinâmico.)

    Alice Martins 23.1.17

    Oi Miriã, tudo bem?

    Acho que já li ou assisti quase todos os livros/filmes que voce citou. O filme de "As vantagens de ser invisivel" é realmente muito melhor que o livro, para mim a leitura não fluiu e não passei do primeiro capítulo. Em relação ao livro de "O lado bom da vida", eu amei; mas ainda não parei para assistir ao filme, então não posso opinar nesta parte. Amo o filme "Simplesmente Acontece", mas fico receosa em ler o Livro, exatamente por essa passagem ds tempo tão grande.
    Emma e Dexter são dois amorzinho, já li o livro e assisti o filme; e sim, o filme conseguiu se sair melhor, já que nao tem toda aquela enrolação dos anos. O final parte meu coração sempre que assisti!
    Adorei esse post, foi diferente. Ainda bem que conhecia quase todos citados (não conheço Academia de Vampiros) haha

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    Andressa Silva 23.1.17

    Oi Miriã, tudo bom?

    Então menina, acredita que ainda não assisti nenhuma dessas adaptações? Tenho muito vontade de assistir e ler os livros que deram origem a elas, mas sempre fico adiando, por conta de alguns comentários negativos. Mas confesso que dessas adaptações que você citou no post, eu sou louca para ver o 'Simplesmente Acontece' e 'As Vantagens de ser invisível'.
    Eu não sabia que tinha adaptações dos livros 'O Lado Bom da Vida' e 'Um Dia'. Acho que vou reservar um dia e assistir todas essas adaptações, aí, se eu gostar, eu leio o livro kkkk

    PS: Adorei seu cantinho <3

    Me Cativastes

    Miriã Mikaely 23.1.17

    Oi, Pryh. É uma pena que você não tenha gostado do filme, achei ele um amorzinho de tão lindo. A gente descorda em quase tudo kk mas em relação a Vampire Diaries não posso opinar, já assisti a série mas não li os livros - até porque nunca tive interesse, mas acho a atriz bem mais simpática.

    Miriã Mikaely 23.1.17

    Oi, Alice, que bom que gostou do post! Simplesmente acontece é muito bom, vi o filme primeiro mas também gostei do livro, só que o filme ganha muito mais porque ele nos poupa tempo. Um Dia é maravilhoso mesmo, e é impossível não se apaixonar pela Emma e o Dex, ainda bem que fizeram um filme <3

    Miriã Mikaely 23.1.17

    Oi, seja bem vinda e obrigada pela visita. Agora que você sabe que existem esses filmes, espero que você consiga assistir Um Dia porque é um filmezinho chatinho de encontrar, fora isso, acho que pode ver todos facilmente na Netflix.

    Oi, Miriã!
    Eu amei a adaptação de As Vantagens de Ser Invisível! Foi muito bom!
    Até hoje não superei essa adaptação de Vampire Academy. Tinha tudo pra ser muito bom, mas foi o que foi...
    Beijos
    Balaio de Babados

    Miriã Mikaely 23.1.17

    Oi, Lu. Então voce faz parte do grupo que nao gostou da adaptao horrível que infelizmente tinha tudo para ser maravilhosa, mas que foi incrivelmente decepcionante. As vantagens de ser invisivel é um livro maravilhoso e melhor ainda o filme.

    Camila Mondaini 24.1.17

    Oi, Mi, tudo bem?
    Eu assisti todos os filmes mas ainda não li todos os livros que tiveram adaptações que você citou. Meu primo leu O Lado Bom da Vida e disse que o filme é uma droga que o livro é muito melhor, ficou com tanta raiva que quando aparece no netflix ele passa reto e diz que é a pior adaptação. Eu não posso opinar a respeito pois ainda não li. Agora um dia foi uma grande decepção pra mim, tanto o livro quanto o filme, eu não esperava por aquilo, não mesmo, foi cruel. Tudo bem que o filme tenta amenizar um pouco, mas no livro ele já arruma outra pessoa, eu fiquei tipo: como é que é? Chorei horrores, assim como chorei também em Simplesmente Acontece, eu achei um amorzinho! Agora, O Beijo das Sombras eu não conhecia ainda, tipo já tinha visto o livro circulando em alguns locais mas ainda não tinha tido a oportunidade de ler e nem sabia que tinha tido uma adaptação. Vou procurar mais por ele.
    beijinhos

    http://leiturize-se.blogspot.com/

    Oi Miriā
    Bem alguns dos citados só vi o filmes e outos só li o livro. Um Dia eu li e vi o filme e concordo com sua opinião (e eu amo a atriz), chorei horreres nos dois. Quanto a Acadêmica de Vampiros também concordo com você, o filme foi bem fiel ao livro, mas conseguiu ser um horror. Os outros não posso julgar.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    Miriã Mikaely 24.1.17

    Oi, Camila. Sinceramente, não sei bem opinar sobre O Lado bom da vida, já que eu li tem muito tempo. Um Dia foi realmente triste, mas gostei do filme porque retratou de uma forma maravilhosa tudo o que acontecia, sem deixar as partes chatas prevalecerem no filme, claro que eu chorei horrores vendo os dois e David Nicholls virou um dos meus autores mais amados/odiados.

    Miriã Mikaely 24.1.17

    Oi, Gi. Achei a atriz nesse filme maravilhosa, ela soube interpretar muito bem a Emma, chorei horrores com o final. Academia de vampiros acho que o problema foi os atores, que não eram nada cativantes e muito sem graça, infelizmente.

    Bia Gonçalves 25.1.17

    Oi Miriã!! Eu amo "O Lado Bom da Vida", tanto o livro quanto a adaptação. Da sua lista é o meu favorito. "Um dia", não gosto do final. Não li o livro inteiro, mas li o final e fiquei frustrada.
    Achei o filme "As Vantagens de ser invisível" bem confuso mesmo, não entendi bulhufas, e perdi completamente a vontade em ler o livro.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    Miriã Mikaely 25.1.17

    Oi, Bia. Fico muito feliz que tenha gostado, mas concordo que Um Dia acabou com o meu coração. As vantagens de ser invisível é uma obra bem cativante, mas a achei melancólica demais, mesmo assim, super indico.
    Beijo

    Concordo com você, O Lado Bom da Vida e Um Dia são adaptações maravilhosas. Particularmente foram meus livros favoritos por muito tempo, então né, tinha tudo para eu ser super crítica e detestar os filmes, mas não ocorreu, morri de amores mais ainda pela história <3


    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso Top Comentarista valendo um livro Jantar Secreto, do autor Raphael Montes :)

    Tecnologia do Blogger.