[Desabafos de uma Leitora] Afinal, plágio é crime ou não é?

Quem nunca copiou um texto da Wikipédia quando o assunto era trabalho de escola? É impossível que nós, alunos, fizéssemos todos os trabalhos do colegial sem copiar uma coisinha sequer. O Ctrl V + Ctrl C ficou bastante famoso com a globalização, já que 2/3 da população tem acesso à internet. Então pra quê escrever se eu posso simplesmente procurar em algum site e colar?

O que acontece é que mesmo que nós não nos importemos muito com isso pela falta de maturidade de nossa parte, isso acaba enfurecendo e até chateando muitos autores que tiveram todo o trabalho para criar aquele artigo. Mas afinal, plagio é crime ou não? De acordo com o Art. 184 do Código Penal, é sim:

Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)
Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. (Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003)

O que acontece é que recentemente descobri que uma das minhas resenhas postadas aqui no blog foi plagiada. A pessoa copiou todo o corpo do texto e postou no Instagram como se fosse de sua autoria, o que me chateou bastante. Fico pensando, será que a pessoa estava com tanta preguiça de ler o livro que preferiu copiar? Não seria melhor se ela não comprometesse a ler?
Não sei se alguém já passou por algo semelhante, mas acredito que isso não agradaria ninguém. Pelo visto, a falta de respeito tanto para com o autor do livro tanto para o autor da resenha prevalece, a antiética é o pior delas. É claro que não dá para prender uma pessoa somente por isso, mas fiquei bastante triste de ver um trabalho meu ser repassado com outra autoria.

Eu decidi não divulgar mais informações sobre o perfil, mas ainda estou considerando o que realmente irei fazer a respeito. Isso também serve de aviso aos demais blogueiros. Se vocês perceberam que alguma resenha ou post está bastante semelhante a algum outro post que você tenha visto, avise essa pessoa para ela tomar as demais providências. Ou se caso for você que quer compartilhar alguma informação interessante escrita por outra pessoa, nunca esqueça de colocar os devidos créditos.

No mais, se você já passou por algo do tipo, quero que fale comigo como foi sua experiência e o que você fez em relação a isso. 
Uma boa noite à todos!

28 comentários

  1. Oi Miriã, esse é realmente um assunto que deveria ser falado mais vezes. Muito chato isso; ainda não vi nenhum plágio das minhas resenhas - e espero não ver - mas há um tempo atrás, quando eu estava postando meus desenhos no intagram (não sei se você chegou a ver, mas faço desenho realista, tá na lo insta), uma menina teve a audácia de pegar um dos desenhos, postar no ig dela e ainda por cima vir nos comentários da foto me acusando de copiar o trabalho dela, sendo que o desenho era meu.
    Ainda bem que os meus seguidores me apoiaram porque eu fiquei muito mau com isso. Poxa vida né. A gente se dedica pra fazer uma coisa pra agradar as pessoas e ainda recebe isso. Eu atendia os pedidos do pessoal, as vezes eles queriam ver um desenho de um ator ou cantora e eu fazia. Em média, eu levo de 4 a 6 horas pra concluir um desenho, e nunca mais esqueci o que aquela menina fez.
    Fiquei muito chateada.
    Espero que a pessoa que publicou sua resenha aprenda a lição, porque plagio sempre foi, e sempre será, crime.
    Beijokas
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri. Não sabia que você desenhava mas já fiquei curiosa (me manda o link do ig depois?). Eu acho um absurdo a pessoa copiar e ainda fingir que a pessoa que fez foi a que copiou. Não é falta de escrúpulos? Não entendo como as pessoas podem achar que ninguém vai perceber esse tipo de coisa. É algo que me chateia profundamente. Eu não leio livros a toa, pra qualquer pessoa acabar chegando e copiando e colocando sua assinatura no final.
      Espero que as pessoas que fazem isso simplesmente aprendam uma lição.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oii Miriã

    Isso aconteceu comigo e com um grupo de amigas há mais ou menos 4 meses atrás. Uma blogueira bastante conhecida descobriu por meio dos seguidores dela que havia um blog plagiando as resenhas dela. Quando ela acessou o tal blog, ela viu uma quantidade muito grande de resenhas, tipo pra tu ter idéia a "autora" do blog tinha a cara de pau de postar até duas resenhas por dia. Então essa menina que foi plagiada encontrou várias resenhas dela nesse blog e conforme ela foi pesquisando, no Google acho, ela encontrava outras blogueiras que tb haviam sido plagiadas por esse blog. Quando eu fiquei sabendo, a coisa já estava fervilhando. Uma amiga me mandou uma mensagem no Whats avisando que haviam plagiado duas resenhas minhas e o pior é que uma delas era de editora, uma resenha de um livro enviado pela Harper Collins. A pessoa foi tão inescrupulosa, incompetente e estúpida que na hora de copiar, ela copiou até os agradecimentos à editora. Eu fiquei passada, porque tipo ela não mudou nada sabe! Copiou até meus erros gramaticais Miriã! E além de mim encontrei resenhas de amigas minhas, outras blogueiras. É muito triste porque as pessoas precisam entender que "fazer uma resenha" não é simplesmente "fazer uma resenha" mas envolve todo um trabalho, um tempo dedicado à ler o livro, refletir, escrever e muitas vezes pagara e escrever de novo. Mudar detalhes, buscar imagens e ler e reler às vezes mais de uma vez. Me entristece pq a pessoa vem, copia nosso trabalho, toma os créditos, e pode ter certeza, essa pessoa não tem idéia do trabalho que tivemos pra fazer aquilo que ela tão descaradamente copia e toma pra si.
    No meu caso, como haviam mais 7 blogueiras envolvidas, todas elas plagiadas por esse mesmo blog, uma das meninas tomou a frente. Ela tem mais de 2000 seguidores, é booktuber tb e enfim, ela convocou os seguidores dela pra denunciarem o blog. Na época eu lembro que fizemos uma manifestação no Twitter com a hastag #NoAlPlagio . Muitas blogueiras amigas se uniram e ajudaram e a coisa se espalhou rápido. Essa pessoa acabou deletando o blog após alguns dias, já que o pessoal começou a fazer muita pressão no Blogspot e mais ainda na caixa de comentários dela.
    Ainda assim, essa foi pega, mas sabe-se lá quantas fazem o mesmo a ainda passam ilesas.
    Sei que isso chateia muito. É a mesma sensação de quando se é roubado mesmo, como se alguém passasse e te tomasse tua bolsa ou tua agenda. Mas não deixa isso te desanimar não. Vc é autentica e não preciosa provar nada pra ninguém. PObre de quem precisa plagiar, sinal total de falta de bom senso, falta de caráter e tb falta de inteligência porque né? Que custa ler o livro e falar a própria opinião?

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice. É uma coisa realmente chata e que me faz pensar muito. No caso, a resenha que foi plagiada foi de um livro de um autor parceiro do blog que carecidamente enviou o livro para a resenha. A pessoa também não se dignou a copiar somente algumas partes, e sim quase toda a resenha, inclusive a parte que eu falo "Depois de muita enrola, enfim trago a resenha...". Fiquei chateada mais com a audácia da pessoa, como se ela realmente acreditasse que ninguém iria perceber ou que somos no mínimo burras. Enfim, espero que isso sirva de alerta porque sempre acaba acontecendo com uma pessoa aqui ou ali.

      Excluir
  3. Oie,
    infelizmente este tipo de coisa acontece o tempo todo om todo mundo. É revoltante, mas na internet não temos muito o que fazer a não ser denunciar.
    Já sofri plágio em livro, fanfics e resenhas, é tão comum que você acaba se acostumando com isso :(

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa. Só aconteceu comigo uma vez e eu apelo para que a gente acaba denunciando sabe, porque eu não quero que simplesmente vire parte da rotina ser plagiada. Isso é crime, me chateia e espero que as pessoas que fazem tal coisa, tenham um mínimo de consciência.
      Beijo!

      Excluir
  4. Oi Miriã!! Que chato essa situação, eu não consigo compreender o motivo que leva uma pessoa a fazer isso. Caramba, se não vai ler o livro, pra quê se compromete a resenhar? Nojo, é isso que sinto.
    Seu post foi um alerta para todos nós blogueiros.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia. Eu também sinto uma espécie de revolta com esse tipo de coisa, e por ter visto os comentários de pessoas que já passaram por isso, é sempre bom deixar de sobreaviso os demais blogueiros.

      Excluir
  5. Oi Miriã,

    Infelizmente, isto é bem comum no meio ao qual estamos inseridas. Já vi várias pessoas reclamando que tiveram suas resenhas plagiadas na maior cara de pau. Inclusive, uma pessoa que conheço já realizou tal ato, conversei com ela e pedi para tirar do ar ou dar os devidos créditos a autora da resenha. Muitos autores também já reclamaram de plagios. Muitas pessoas que simplesmente fazem parceria e pegam a resenha do livro para mostrar ao autor, dizendo que é sua.
    Sinceramente, é lamentável uma ação dessas e as pessoas que cometerem tal crime, devem sim arcar com as consequências, não podemos deixá-las praticar tais atos e deixá-las impunes. Já tive esse problema na faculdade, um ser que simplesmente copiou todo meu trabalho e por fim ficou com a nota, ver se pode!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice. Aconteceu exatamente assim. Um autor enviou o livro, eu fiz a resenha, e em seguida, uma pessoa fez a mesma resenha no bookstagram dela. Não era simplesmente dizer que não gostaria de ler o livro? Acho que foi mais falta de educação com parte do autor. Será que ela não sabe que ele já tinha lido minha resenha? O triste mesmo é ver pessoas que você conhece praticando tal ato. Eu realmente nunca vi, mas se vejo, com certeza vou pedir pra esta pessoa tirar ou colocar os créditos.

      Excluir
  6. Ooi Miriã,
    Não tem coisa mais chata e desrespeitosa do que copiar aquele texto que a pessoa teve todo o trabalho e o carinho de escrever, e postar como se fosse seu,
    Além de feio é crime sim, poxa nós blogueiros sabemos como é trabalhoso e maravilhoso ao mesmo tempo, escrever para o blog, e aí vem alguém e rouba seu texto na cara dura,
    Fui até jogar minhas resenhas no google para ver se não aparecia algo!
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mandy. É bom que você venha sempre colocando suas resenhas no google para saber se alguém não a plagiou já que pelo visto muitas pessoas acabaram passando pela mesma situação. Eu estou bem chateada ainda, e estou decidindo quais medidas tomar.

      Excluir
  7. Eu te entendo bem Miriã! Não sei o que se passa na cabeça de alguém ao plagiar o que outra pessoa escreveu. Será que não há uma mínima consideração por parte deles de reconhecer o trabalho de quem escreveu? E se não queria escrever a resenha só era não fazer nada! Acredite: quando você se sente forçado a fazer algo que não quer, deixe de fazer. E não sei os motivos da pessoa que plagiou, mas poxa que sacanagem!

    xox
    Próxima Primavera
    Participe do sorteio de 1 ano do blog (2 livros + brinde)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clara. Acredito que a tal pessoa simplesmente ficou com preguiça de ler a obra e resolveu fazer isso, porque não tinha o que falar para o autor já que ele que cedeu o livro. Eu fiquei perplexa porque nunca imaginei que teriam a cara de pau de fazer isso.

      Excluir
  8. Oi, Miriã!
    Nós que fazemos resenhas geralmente passamos por isso vez ou outra. Comigo foi o seguinte: li o livro Recomeço, da Cat Patrick, e amei. Caprichei na resenha porque queria passar aos meus leitores tudo de bom que o livro me proporcionou. Porém, dois dias depois saiu uma resenha do mesmo livro em outro blog que é meu parceiro (pasme, não sabia que isso valia com parceiros) e adivinha? A blogueira só mudou duas ou três palavras da minha resenha e plagiou todo o restante. Fiquei sem saber o que fazer e depois, para completar, meu blog bugou e perdi todos os posts. Tive que repostar a resenha e, hoje, parece que quem plagiou fui eu, já que minha resenha foi postada depois. Enfim, são coisas que chateiam, sabe? Você se dá ao trabalho de fazer algo e outra pessoa simplesmente pega para ela e leva os créditos. Isso já aconteceu no meu curso também, e a pena para os plagiadores é bem severa...
    Enfim, desejo que você possa resolver esse assunto.
    Beijos
    Moleca de 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Nossa, isso é realmente chato! Acho que a maior decepção é tu saber que foi um parceiro do teu blog que nem se importou com o trabalho que tu levou para ler o livro e criar a resenha. Eu teria ficado mega PUTA! Além disso, se passar pela pessoa que copiou é pior ainda, porque você acaba sempre perdendo os créditos mesmo que dizem que acreditam que foi tu que escreveu.

      Excluir
  9. Oi, Miriã.
    É bem triste ver que isso acontece com tanta frequência. Ainda não tive problemas com isso. Eu leio muitas resenhas de outros blogs dos livros que quero ler. E muitas vezes acho um trecho da resenha tão legal, que tenho vontade de citar nas minhas resenhas, mas mesmo colocando os créditos ao autor, não acho que devo citar sem pedir primeiro a ele. Gosto de colocar fotos em todas as minhas resenha, em uma dessas, não estava com o livro em casa e peguei um foto de outro blog, coloquei na resenha e disse de quem era foto e coloquei o link do blog. Quando fui postar a resenha, o que fiz? Não postei com a foto, não achei certo colocar, mesmo que tivesse citando a pessoa que tirou. Prefiro deixar as resenhas sem fotos. Faço Produção Editorial, então preciso estar muito atenta a plágio. Todos os trabalhos precisam citar o autor, todas as fotos precisam ser creditadas, todos os links. Então como já tenho essa preocupação por conta do curso, também tenho esse cuidado com o blog. Qualquer post que faço, se copio um trecho da Wikipédia, de sites, SEMPRE coloco a fonte de onde foi tirada. Até mesmo quando pego posts feitos pela editora, sempre coloco o link da página da editora que peguei aquele artigo. Sempre pego um site de plagio e vejo minhas resenhas e até agora não encontrei nenhuma. Mas é muito chato quando isso acontece.

    Beijos,
    www.livrosecafe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Eu não conhecia o curso mas gostei bastante da tua indicação. Tipo assim, eu nem sempre tenho fotos dos livros que leio, e para não deixar o post muito vazio eu sempre pego alguma foto de outro blog, mas raramente tiro os créditos e se não sei, eu tento pegar outra imagem. É triste ver que as pessoas pouco se importam com isso, infelizmente.

      Excluir
  10. Oi Mi,

    antes de tudo, menina, adorei o novo cabeçalho do blog! Que ilustração mais fofa! Segundo, adorei o post também! Bem chato isso que aconteceu com você viu! Como uma pessoa tem a cara de pau de plagiar outra assim? Além de ser crime, é muita falta de consideração com todo o trabalho que você teve para escrever aquela resenha! Eu te aconselharia a tentar entrar em contato com a pessoa e pedir para ela deletar o post ou atualizá-lo, dando o credito total a você.

    Beijos!
    Participe do novo sorteio do blog e concorra aos 3 primeiros livros da série Academia de Vampiros + marcadores
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Muito obrigada pelo carinho, achei um amor também. Eu estou tentando em entrar em contato e vou pedir para ela retirar, porque me senti realmente ofendida com o que ela fez. Não quero que ela faça isso com outras pessoas, então fica sempre de sobreaviso.

      Excluir
  11. Olá, Miriã.
    Infelizmente nada mais é crime no Brasil. A turma faz o que quer e fica por isso mesmo. Uma vez do nada vi uma resenha minha em um outro blog, só que o blog estava dando os créditos. Mas ainda assim fiquei chateada porque não custava nada pedir se podia usa a resenha. Mas infelizmente isso está cada vez mais comum. O que você pode fazer é denunciar o blog, IG, para que o povo deixe de seguir.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil. Eu acho estranho copiar uma resenha inteira sabe? Uma coisa é você pegar um quote, sei lá, agora a resenha é a opinião da pessoa. Como que tu compartilha a opinião de outra pessoa? É meio sem noção!

      Excluir
  12. Oi Miriã,
    Super alerta o tema do post. Infelizmente, a galera acha mesmo que a internet é terra sem lei e vai lá e tipo "tá na net é meu". Não tive problemas com resenhas ainda, mas já com outras coisas. Pra ter público, tem gente que faz qualquer tipo de coisa. Também aconselho você denunciar a conta!

    tenha uma ótima quarta :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana. Fiz o post justamente para mostrar que as pessoas devem ter cuidado ao compartilhar e ao postar algum artigo na internet, até porque a gente pode já ter sido plagiado e nem sabia. Eu já pensei em denunciar a conta também, mas ainda estou tomando providências.

      Excluir
  13. Oi Miriã! Puxa, temos que denunciar, ir lá e reclamar! Eu já tive fotos no insta plagiadas, fico tão revoltada! se precisar de ajudar pra reclamar conte comigo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi. Muito obrigada pelo apoio! A menina já teve a decência de retirar a resenha da foto. Beijo

      Excluir
  14. Oi Miriã! Já passei por isso várias vezes, tanto quanto conteúdo, quanto para layout também. E eu acredito que tu tens sim, que divulgar o nome do perfil que te plagiou. Só assim que este tipo de atitude é denunciada. Não há como crescer em cima do trabalho dos outros e nada me deixa mais irritada!

    Plágio é crime e tem que ser denunciado. Beijos
    Joice Cardoso
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joi. É uma pena saber que tantas pessoas acabaram passando pela mesma coisa. Eu até pensei em fazer isso, mas a pessoa já tirou a minha resenha do instagram dela, então fiquei mais aliviada.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤