5 livros com temática adolescente

Os young adults tem feito muito sucesso não somente com o público adolescente mas com todos os leitores que gostam de ver a interação dos personagens com o primeiro amor. Temas como puberdade, sexo, auto descobrimento entre outros são constantemente vistos em livros do gênero, geralmente contendo histórias mais fáceis de desenvolver, simples e divertidas. Abaixo vou indicar cinco livros que estão no hall de favoritos com temática adolescente, para que você possa desfrutar destas lindas obras assim como eu.

Audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve. Principalmente se o terreno inexplorado for a linda gótica transferida para a escola de Archie. Aos 14 anos, tudo o que esse nerd assumido quer é transcender. Leia-se abandonar as sextas-feiras perdidas em Noites de Jogo com os amigos Ravi, Beggs e Matt e se entregar aos prazeres mais mundanos com Sarah. Mas há alguns orcs o separando de seu Um Anel. E, pelo visto, nenhum inseto radioativo está disponível para transformá-lo num super-herói. Arch pode contar apenas com seu MI e seu ME. O problema é que seu Monólogo Interior é seu maior crítico, enquanto seu Monólogo Exterior apenas bombeia sangue para seu rosto e bloqueia todos os sistemas diante de uma ameaça Klingon. Quando o problema é o Darth de plantão, Jason Humphries... não há Yoda que resista. E o cara parece ter decidido que Sarah será a Jane de seu Thor, a Lorelei de seu Namor ou, quem sabe, a Mary Jane de seu Aranha. Então, Archie resolve trazer para a vida real suas habilidades como Mestre de RPG. E transformar a própria realidade. Com ajuda de muitos livros e um ego reformulado! Tudo bem... Talvez seu novo Eu Psíquico tenha um estranho sotaque americano e queira comungar com o Universo, seu padrasto seja um Imbecil de marca maior, seus únicos amigos se recusem a acompanhá-lo nessa jornada de autoconhecimento e suas noites sejam atacadas por um estranho e recorrente Sonho. Mas ele vai conseguir! Afinal, nas palavras mais bela das elfas, "até mesmo a menor das criaturas pode mudar o curso do destino". 

Fator nerd envolve todo o universo geek e termos que nós nerds amamos. O primeiro contato com o amor entre um nerd e uma garota considerada normal é alvo de muitos risos e até mesmo de empatia do leitor. Esse livro é divertidíssimo porque contém várias doses de sarcasmo, sem contar que o enredo é rico em referências a jogos, livros, quadrinhos e etc, então se você é um nerd como eu, vai amar essa história! ❤

Aquele poderia ser um dia como outro qualquer – mas, tão inusitado quanto uma frente fria no verão carioca, aquele sábado estava longe de ser banal. É por causa do seu rumo inesperado que Anna Schwartz se vê entrar em uma nova (e não tão boa) fase de sua vida adolescente. Dentre tantas mudanças, porém, seus novos sentimentos pelo melhor amigo podem estar no topo da lista de problemas. No meio do caos que sua vida se tornou, Anna descobre, da pior maneira possível, que as escolhas certas raramente são as mais fáceis de serem feitas.

Além da amizade é um romance nacional que pode muito bem desmotivar pela capa, mas que por dentro contém um linda história de amor adolescente. O livro fala sobre as primeiras decepções no amor e o descobrimento de novas chances. E não poderia faltar também a questão da amizade, que é sempre muito vista e abordada no enredo já que é na adolescência onde definimos alguns amigos para a vida toda.

Um dia, aos 13 anos, Jordana vê de longe um rapaz e tem a certeza que ele é seu Príncipe Encantado – um desconhecido que é o mais lindo e perfeito garoto do mundo. Um tempo depois, descobre que ele estuda na sua própria escola, porém é mais novo que ela, e nem sonha com namoradas ou amor. O tempo vai passando, e aos poucos os dois vão descobrindo as dores e as delícias da adolescência e juventude, e entre encontros e desencontros, buscam a felicidade ao lado do verdadeiro amor, que pode nascer à primeira vista, mas durar para sempre.

Época de morangos é um livro fofo e gradativo. Em sua narrativa, vamos conhecer de cabo a rabo a vida da personagem, e acompanhando-a dos 13 anos até seu casamento. O livro retrata também sobre primeiro amor, decepções amorosas e principalmente recomeços. Ele ensina que mesmo com vários desencontros em nossas vidas, talvez nossa alma gêmea seja mesmo aquela pessoa que conhecemos lá atrás.

Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai foi demitido, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz.
O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa... O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola, e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes... Pelo jeito, tudo vai mudar, e para melhor.

O melhor de todos os livros adolescentes são justamente o bom humor que a obra carrega e Confissões de uma garota etc e etc tem justamente essa fórmula que nos encanta tanto. O livro fala sobre a adolescência, primeiro amor (também), decepções amorosas e principalmente bullying, já que nossa personagem principal é gordinha. Um livro muito divertido e leve, recheado de receitas para fazer o leitor morrer de vontade de comer tudo! 

Era para ser simples: tudo o que Audrey Blackwell precisava fazer era convencer Noah Hartley a ajudá-la a passar de ano. Ela só não esperava se apaixonar pelo cara mais nerd da turma e de quebra, arriscar perder o status de Rainha.

Apaixonada pelo garoto nerd conta a vida da popular Audrey, que após ter quase reprovado várias matérias e ter pedido ajuda ao garoto mais nerd do colégio, se vê completamente apaixonada por ele. E agora? A história aborda temas como auto descobrimento, desenvolvimento pessoal e imagem. Até quando seremos definidos pelas roupas que usamos, pelas pessoas que andamos? Esse livro aborda todas esses temas de adolescência - popularidade, estudos, romance -, de uma maneira leve e muito divertida.

E vocês já leram algum desses livros? Se sim, qual que você mais gosta? Se não, indica um pra gente!

25 comentários

  1. Oi, Mi

    Eu não curto muito YA. A fase da identificação passou há muito tempo e geralmente só consigo achar as histórias bobinhas e os personagens pentelhos! Hahaha
    Mas é um gênero que cresce cada vez mais, na minha época não tinha tanta variedade!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tami. Entendo seu ponto de vista e concordo que alguns são simplesmente ridículos, ás vezes bem imaturos também,, mas eu gosto bastante de histórias assim.

      Excluir
  2. Oi, Mi!
    Um YA assim é sempre bom pra curar ressaca. Eu achei linda a capa de Além da Amizade e quero muito ler Apaixonada pelo garoto nerd.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu. Também acho que eles são bons livros para descontrair. Além da amizade ganhou um lançamento físico, que até então só era digital e estou louca para ter essa capa na minha casa *-*

      Excluir
  3. Oi amore!
    Eu não gosto muito de adolescentes rsrs, mas confesso que muitos livros trazem enredos realmente maravilhosos e inesquecíveis. Da sua lista, ainda não li nenhum.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia. Acho que ninguém gosta de adolescentes né? Eles são insuportáveis, mas se forem bem trabalhados no enredo, a gente consegue amar.

      Excluir
  4. Oi Miriã, sua linda, tudo bem?
    Estou apaixonada pela capa do livro Época de Morangos, ainda não conhecia e agora já vou colocar na lista. Confissões de uma garota (...) eu já li e amei. Eu sou fã da Talita, adoro o jeitinho dela de escrever. Além da amizade parece ser lindo, vou procurar também!!! Adorei suas dicas, livros com temática adolescente sempre me ganham.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila. Época de morangos é basicamente uma biografia da autora, lá ela conta como cresceu e seus primeiros amores, eu achei maravilhoso porque pode acontecer com qualquer um. A Talita é muito fofa, não era o primeiro livro que li dera então adorei cada segundo da obra.

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Eu adoro livros com essa temática, já que sou uma adolescente, hahaha. Adorei as dicas, vou anotar e ler assim que possível!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa. Acho que esses temas funcionam perfeitamente pra quem é da sua idade, espero que goste.

      Excluir
  6. Meu Deus eu to ficando velha não li nenhum.. E olha que esse estilo era um dos meus prediletos antes, ultimamente ando lendo muito livro para faculdade, mas confesso que estou louca para voltar para a tematica adolescente!!!! Estou anotando as dicas para as próximas compras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yasmin. Faculdade tira a paciência e o tempo livro de qualquer um, todos nós estamos passando por isso x0 mas tem livros maravilhosos acima, espero que goste!

      Excluir
  7. Desses livros eu só li o da Thalita Rebolças. Mas como eu adoro essa temática adolescente vou procurar saber mais dos outros *--* Parecem muito bons!
    Sobre você resenhar meu livro. Poderia me passar seu em-mail? Enviarei o livro ainda hoje!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kézia! A Thalita é um ótima autora, não somente com o público adolescente, gosto muito dela.
      Pode enviar sim! É miriamikaely@gmail.com

      Excluir
  8. Oi, Mi! tudo bem?
    Não li nenhum desses livros, embora tenha o da Talita aqui na estante. Tem uma que stou lendo que foi lançado recentemente pela Arqueiro, que acho que se encaixa perfeitamente nessa sua lista, que é "Meu Jeito certo de fazer tudo errado", da Klara Castanho e Luiza Trigo.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida e letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di! Fiquei sabendo desse livro, até amei a capa mas ainda não sei bem do que se trata. Espero que esteja gostando!

      Excluir
  9. Eu não leio YA faz um tempo, acho que passei da fase, mesmo assim estou para ler além da amizade. Não consigo me identificar mais com o gênero e eu sempre gostei de algo mais dark, será que consigo voltar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cinthia. Acho que se a história for sempre bem construída, a gente pode gostar sim. Eu não sou fã de romance policial e em Janeiro me vi fascinada por uma história desse tema justamente por ela está bem desenvolvida.

      Excluir
  10. Oi Miria, eu não sou muito fã do gênero, por conta dos inúmeros clichês que encontramos em todos os livros, por isso sempre procuro ler algum que tenha um diferencial, dos que tu citou adorei Fator Nerd e Época de Morangos.

    blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cássia. Eu entendo seu ponto de vista e até concordo, clichês são muito usados nesse gênero, mas esses dois livros que você citou são muito bons, uma delícia de ler.

      Excluir
  11. Oi Mi, tudo bem??
    Eu não conhecia nenhum desses livros, só tinha ouvido falar e bem pouco do Apaixonada pelo garoto nerd. Infelizmente nenhum me chamou atenção para a leitura, embora eu curta ler algo mais juvenil de vez em quanto sem tantas cargas dramáticas e primeiras descobertas. De qualquer forma eu adoro estas postagens temáticas que você faz. Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dih. Imagino que ás vezes o tema não chama atenção, mas é sempre bom ler um livro desse gênero para dar uma descontraída né?

      Excluir
  12. Oi, Miriã!
    Desse eu conheço o da Thalita e Fator Nerd!
    Além da amizade parece ser muito bom, fiquei interessada!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thay. Além da amizade ganhou versão física, e olha, é um livro que eu super indico! Muito bom mesmo.

      Excluir
  13. Olá!
    Adoro ler livros assim, principalmente após ler livros (in)tensos. Mas dos citados ainda não li nenhum, acredita? Eu tenho muita curiosidade em ler os livros da Thalita Rebouças, ela é uma fofura de pessoa, imagine que seus livros sejam muito bons.
    Adorei sua postagem :)
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤