Confusões de um garoto - Patrícia Barboza | Resenha

  • 14:36
  • 19 maio 2017
  • Conheça Zeca nesta divertida história sobre as confusões de um adolescente.
    Após as férias de verão, Zeca se olhou no espelho e não reconheceu o garoto ali refletido. Ele tinha crescido e mudado muito. Parecia outra pessoa! Estava mais alto, com a voz mais grave, e o que mais causava espanto: seu repentino sucesso com as garotas!
    Então veio uma descoberta bastante confusa: ser adolescente não é nada fácil. Não é mais criança, mas também não é adulto ainda. E ali, no meio do caminho, um bocado de coisas novas (e bem estranhas!) passaram a acontecer. Além de lidar com a nova aparência e a popularidade, algumas perguntas começaram a provocar confusões na cabeça de Zeca...
    Por que suas irmãs gêmeas viviam se arrumando, tirando selfies e falavam sem parar? Por que certas coisas que antes eram tão legais não tinham mais a mesma graça? Por que o perfume que a Júlia deixou no rosto de Zeca mexeu tanto com ele?E a principal questão: Por que ele não consegue parar de pensar nela?
    Nesta história divertida, você vai acompanhar Zeca enquanto ele navega pelos altos e baixos que surgem com a adolescência e descobre que, seja como for, o importante é ter ao lado as pessoas que amamos.

    Literatura Infanto-juvenil | 168 páginas | Editora Verus 

    Zeca sempre foi um garoto pequeno e magrinho, mas depois das últimas férias de verão, ele deu uma esticada, ficou mais forte e engrossou a voz. Mudanças sempre são difíceis aos 14 anos de idade, mas Zeca não sabe lidar com elas. Agora ele passou a chamar atenção de outras garotas no colégio, suas irmãs mais novas não param de se maquiar e tirar selfies e ele não entente porque sente tanta raiva ao ver outros garotos perto de Júlia, sua melhor amiga.

    Embarque nessas grandes confusões de um garoto a procura de respostas para essas mudanças em sua vida e conheça melhor Zeca e seu primeiro contato com a puberdade.
    Foto por Leitora Encantada
    MINHA OPINIÃO
    Como sou apaixonada por livros adolescentes, desde que vi a capa dessa obra, eu senti uma necessidade enorme em ler. Confusões de um garoto é um livro leve, divertido e destinado ao público teen, mas ele é tão fofinho e tão prazeroso de ler que qualquer pessoa pode embarcar nessa aventura pela adolescência.

    Sinceramente não lembro quando foi em minha vida que passei a usar sutiãs ou me preocupava em ficar mais bonita por causa de um garoto. Ás vezes as mudanças chegam e nós sequer percebemos, mas ao contrário de mim, Zeca percebia que algo estava errado. Ele estava diferente, tinha pelos nascendo em partes de seu corpo que ele sequer gostaria de falar, e mesmo que seu corpo e sua voz tenha sofrido alterações para melhor, Zeca não conseguia deixar de achar tudo isso muito estranho.
    Foto por Leitora Encantada
    Foto por Leitora Encantada
    Para piorar, sua melhor amiga Júlia voltou de viagem mais linda que o normal, e pelo visto, os outros garotos da escola também perceberam isso. Por que será que ele sentia tanta vergonha ao ser pego olhando para ela quando antes isso nunca tinha importância? É engraçado ver o quanto o Zeca vai descobrindo e vai se inserindo na adolescência, deixando seus medos de lado e começando a entender como esse processo de crescimento funciona.

    O livro é narrado por ele, então é como se estivéssemos pela primeira vez, entendendo o que se passa na cabeça de um garoto de 14 anos, sem ser tão melodramático quanto os livros narrados por meninas. O livro também aborda temas como relacionamentos, primeiro amor, drogas, amizade e claro, a adolescência como um todo. A Patrícia tem uma narrativa super atual e muito simples, poderia ser eu ou você conversando com alguém em meio a história, o que eu gostei bastante.
    Foto por Leitora Encantada
    Se você precisa de um livro mais leve e tranquilo para dar um ar fresco nas leituras mais pesadas, Confusões de um garoto chegou para fazer justamente isso.

    Comentário(s)
    12 Comentário(s)
    Denise Flaibam 19.5.17

    Oi Miriã, tudo bom?
    Eu tenho muita vontade de ler as obras da Patrícia, são muito elogiadas pela simplicidade e leveza das tramas. Por esse livro ser narrado por um guri prefiro passar, tô evitando ler livros com protagonistas homens, já deu meu limite pra vida :P
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    Oi, Mi!
    Mirmã, eu comecei a usar sutiã com 10 anos de idade e era a única da turma que usava. Então imagina a situação hahahaha
    Fiquei interessada na história porque acho que nunca li nada desse estilo na visão de um menino. Deve ser no mínimo interessante e engraçado.
    Beijos
    O que tem na nossa estante

    Talyta Xavier 20.5.17

    Oi Miriã,
    Ser adolescentes é sempre uma confusão mesmo rsrs
    nem me lembro dessas coisas acho que não tive muito isso kk
    Sobre a resenha do livro achei bem legal, deve ser uma leitura muito boa,
    afinal é na visão de um garoto ou seja bem diferente.
    Beijos *_*
    Desvendando Segredos | Facebook

    Oi Miriã,
    Eu preciso ler algo da Patricia com urgência.
    Ela é tão amorzinho e uma leitura mais leve, me faria bem no momento.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    Alice Duarte 20.5.17

    Oiii Mika

    Tb sou apaixonada por livros adolescentes, pudera, acho que essa é a melhor época da vida e quanta coisa boa ainda há pra viver né?
    O livro parece ser super fofura, amei a capa.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    Miriã Mikaely 20.5.17

    Oi, Denise. Eu nunca tinha escutado falar da autora, mas eu amei esse livro dela. Acho que você deveria dar uma chance a protagonistas homens adolescentes, já que eles geralmente estão se descobrindo agora, então é bem difícil passar raiva com eles kkkk

    Miriã Mikaely 20.5.17

    Oi, Lu. Esses livros assim geralmente são bem divertidos porque não tem realmente um drama muito grande na vida de adolescentes que acabaram de entrar na puberdade. Eu me diverti bastante com a leitura kkk eu juro pra você que nem lembro quando comecei, só sei que eu achava super estranho usar kkk

    Miriã Mikaely 20.5.17

    Oi, Talyta. Acho que pela visão de um garoto é realmente mais legal, porque geralmente eles não sabem o que tá acontecendo kkk é bem divertido.

    Miriã Mikaely 20.5.17

    Oi, Alê. Encontrei essa obra da Patrícia por acaso, mas amei a escrita dela, é super envolvente e bem leve.

    Miriã Mikaely 20.5.17

    Oi, Alice. Acho que somos bem parecidas então, porque eu amo histórias com protagonistas adolescentes! É muito divertido ver as situações que eles se metem.

    Tamires Marins 20.5.17

    Oi, Mi

    Nunca li nada da autora, e apesar de achar o livro bem pertinente pelos temas que aborda, principalmente entre o público-alvo, não é um livro que chama minha atenção. É juvenil demais e eu não me identificaria. Provavelmente aconteceria o mesmo que aconteceu com os livros da Thalita... passei a achar chatinhos. Mas fico contente por você ter gostado! :) <3

    Beijos
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    Miriã Mikaely 20.5.17

    Oi, Tamires. Acho que esses livros vai muito de público realmente, porque muita gente não gosta de personagens mais adolescentes ou novos. Super te entendo!

    Tecnologia do Blogger.