Popular - Maya Van Wagenen | Resenha

Sinopse: Maya nunca foi uma garota popular. Na verdade, ela era a menina invisível da escola. E para completar, os óculos e uma fascinação por Guerra nas estrelas e O senhor dos anéis não ajudavam em nada sua ascensão na escala da popularidade. Só que tudo isso estava prestes a mudar. Um pouco antes do início das aulas, Maya achou na biblioteca de seu pai um exemplar empoeirado de O guia da popularidade de Betty Cornell, um livro escrito por uma ex-modelo adolescente super glamorosa... Da década de 1950!

Apesar das ideias um tanto antiquadas, Maya aceita o desafio proposto pela sua mãe e decide seguir durante todo o ano letivo os conselhos escritos para meninas que podiam ter sido amigas de sua avó. Então a mágica acontece!

Os resultados da experiência de Maya são divertidos, engraçados e emocionantes, sem deixar de lado os micos, as tristezas e as pequenas desilusões que fazem parte da vida de qualquer adolescente.

Biografia | 279 páginas | Editora Globo Livros



Maya sempre foi uma garota que não se encaixava. Rotulada como uma pária social, ela quase não tem amigos e sabe que nunca poderia ser popular. Mas um dia seu pai encontra em meio a bagunça do escritório um livro da década de 1950 escrito pela ex-modelo Betty Cornell. Nele ela dá dicas de como ser popular e vintage ao mesmo tempo.

Apesar de todas as ideias serem bem antiquadas, a mãe de Maya lança o desafio a ela e ela resolve entrar de cabeça nas dicas que Betty dá. O livro acabou se tornando um diário para todas as experiências boas e ruins que Maya teve, que acabou levando-a ser aquilo que sempre sonhou: popular.


MINHA OPINIÃO
Popular é literalmente um livro escrito pelas dicas escritas em outro livro. Aqui Maya resolveu expressar todas as situações boas e ruins e até mesmo as suas próprias dicas para as meninas que hoje passam pela mesma coisa no colégio: não se encaixam e querem se tornar popular. O livro não é bem uma biografia, mas levando em conta que tudo que está escrito nele foi vivenciado sim, pela autora, eu classifiquei-o como tal.

A Maya é uma personagem - e uma pessoa! -, bem parecida com a gente. O livro retrata o período da vida dela quando ela morava em uma cidade no estado do Texas, na fronteira com o México, quando estava no 8º ano. Por isso, vemos uma menina insegura com seu corpo, com suas amizades e com os garotos, mas ver como ela contorna as situações através das dicas da Betty foi maravilhoso, e ás vezes muito engraçado.
Foto por Universo dos Leitores
Uma coisa que eu achei interessante foi a autora mostrar o tanto de coisa que acontecia na cidade por causa da fronteira com o México, e quando eu digo "tanto de coisa", quis dizer em relação a narcotráfico e outras coisas. Não sei como ela conseguia morar lá! Eu que estava lendo a história já me assustava, imagina ela. 

Foi muito lega conhecer a família da Maya, que por sinal é bem diferente e inusitada, e a Kenzie, melhor amiga dela. O fato dessas pessoas existirem deixa tudo mais especial. Inclusive existe sim o livro da Betty Cornell (eu demorei pra acreditar), e a Maya consegue manter contato com ela após ter seguido suas dicas, que confesso, era muito legais e interessantes, mas em relação a roupas, eu achei muito batido, afinal, o ano de publicação foi 1950!


Fora isso, o livro não é cheio de vilões, romance e essas coisas que vemos em livros adolescentes. Aqui é um diário que retrata a vida da autora no período que ela seguia aquelas dicas e mesmo nem sempre dando certo ás vezes, Maya conseguiu ser popular, mas a sua maneira. Eu achei divertidíssimo acompanhar ela nessa jornada e ver o tanto que ela mudou por causa dessa obra. Por isso, eu indico esse livro para aqueles que querem ler algo mais divertido e menos pretensioso.

Maya ANTES / DEPOIS

4 comentários

  1. Oi Miriã,
    Quando eu comecei a ler a resenha logo pensei, outro livro adolescente, e no momento eu não estou muito afim desse gênero, mas então eu li sua resenha até o fim e mudei de ideia, não é só um livro adolescente, e sim de crescimento. Me interessei pela história, quem sabe mais pra frente eu consiga ler!!

    Beijinhos!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leisiane. Eu também achei que fosse exatamente isso mas me surpreendi com o teor da história. Amei ver a mudança da Maya e a forma como esse guia ajudou ela.

      Excluir
  2. Oi Miriã, tudo bom?
    Não conhecia esse livro e fiquei muito surpresa durante sua resenha. Achei que ia ser outro tipo de young adult sobre high school e coisa do tipo - pelo menos é o que me vende a capa. Que história interessante!
    Gostei muito, dica anotada.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise. Eu achei que fosse exatamente isso mas na verdade o livro me surpreendeu por se tratar de um guia kkk achei muito divertido.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, assim poderei saber se gostou ou não do post.
Aproveite e deixe seu link, para que eu possa retribuir sua visita! ❤